Dr André Fizzei Zeferino


Cuidar do seu sorriso e saúde é sempre um grande prazer pra nossa equipe.

Dr João Pedro Grandini Zeferino




Odontologia Minimamente Invasiva

A Odontologia Minimamente Invasiva (OMI) é um conceito relativamente novo na odontologia, porém já norteia nossa filosofia de trabalho a mais de 25 anos. Ao longo dos anos a odontologia vem crescendo em tecnologias de imagens que assessoram o diagnóstico clínico e fazem com que se tenha mais assertividade na proposta de preservar o dente frente à presença da cárie dental.

Nos primórdios da odontologia não havia materiais restauradores que permitiam consertar os estragos feitos pelas cáries, muitas vezes a única solução era a remoção do elemento dental para estancar o processo inflamatório e infeccioso que ocorria na cavidade bucal, desta forma fomos criando uma população de desdentados. Já , na década de 60, acreditava-se que todo ponto escuro era uma cárie ativa que deveria ser restaurada fazendo a "extensão preventiva” preconizada por Black; hoje sabemos que dependendo do tecido dental que se encontre ela pode ser monitorada e inativada, isto porque partimos de uma teoria da física que diz:- " dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo e lugar".

Analisando esta teoria entendemos que quanto mais abrir o dente, mais áreas de restauração terão para a combinação dente, restauração e bactérias interagirem e; dependendo do potencial de ingestão de açúcar do indivíduo, gerar um tratamento invasivo ou não.

Outras propostas desta filosofia de trabalho podem gerar desgastes preventivos em dentes muito restaurados que tiveram uma infiltração bacteriana e estão prestes a ter um tratamento de canal (endodôntico); neste momento deve ser avaliado riscos e benefícios, idade, qualidade de higienização e frequência de retorno e acompanhamento no consultório odontológico.

A OMI preserva na sua condição natural todos os tecidos da boca sempre que possível e quando necessário uma intervenção, ela é feita desgastando o mínimo possível de tecido dental e são usados materiais restauradores que ajudam na remineralização do esmalte dos dentes, preservando assim a função e estrutura dos dentes. Quando falamos de OMI não pensamos apenas nos dentes, até porque na nossa boca existem outras estruturas, tais como língua e gengivas que também necessitam de cuidado e atenção, neste conceito de OMI a prevenção é a parte mais importante, ela nos proporciona fazer o controle da nossa saúde bucal mais de perto e intervir sempre que necessário no início do problema. Ser minimamente invasivo faz com que tenhamos estrutura dental sadia e mais



Nossa história

Tudo começou, há um tempo.... Quando André tinha 10 anos seu pai Francisco Zeferino, que é protético dentário, o levou para seu laboratório para aprender o ofício, sabe como é: filho mais velho de 4 irmãos deveria aprender uma profissão caso seu pai se ausentasse por qualquer motivo e deveria ser capaz de levar a família para frente. Dessa forma foi pegando gosto e amor pelos dentes!

Em fevereiro de 1991 o, ainda André Fizzei Zeferino começava a concretizar o sonho de ser dentista, ingressava na Faculdade São Francisco em Bragança Paulista no curso de Odontologia, foram 4 anos de dedicação, amizades e aprendizado e no dia 17/02/1995 ele se tornou o Dr. André Fizzei Zeferino, com muito gás e vontade de acontecer. Ganhou de seu pai o primeiro consultório montado na Rua Antonio Lapa no Cambuí, lá ficou por 5 anos. Neste período fez cursos de atualização nas áreas de periodontia, implante, prótese, dentística e a cada dia se especializava mais e conseguia pôr em prática no consultório tudo de bom que a odontologia podia proporcionar aos seus pacientes.

Em meados de 2000 a Márcia Tassiana Grisi Grandini Zeferino, esposa do Dr. André, começou a ficar no consultório no intuito de agregar valor. Ela sendo Analista de Sistemas formada pela PUCCAMP em 06/01/1996, trouxe para o negócio sua experiência em gestão e qualidade que adquiriu na IBM Brasil empresa que trabalhou por 6 anos. Juntos começaram aí uma nova fase de prosperidade e qualidade, dando início ao nome Grandini Zeferino. Uma das primeiras pacientes da clínica, Dona Ede Mendonça Senger, disse que nessa união se iniciava a construção para o futuro da clínica. Além disso, o Dr. André iniciou curso de atualização em ortodontia e ela a fazer especialização em consultoria empresarial.

No começo do ano 2001, o consultório mudou para a Rua Dr. Emílio Ribas lugar onde ficou por 16 anos. Lá foi consolidado pelo Dr. André a vontade de trazer aos pacientes tudo de mais moderno, mais minimamente invasivo possível nos tratamentos oferecidos. Lá a clientela da clínica foi constituída de mais de 95% pacientes indicados por outros pacientes, como diz a equipe da Grandini Zeferino: “Nosso Maior Tesouro”.

Em meados de 2007 a secretária da Grandini Zeferino, Maria Nilza de Souza, veio integrar a equipe, recepcionando os pacientes sempre com atenção e carinho.

Em 2009 Dr. André ingressou na especialização de Dentística e Estética na Faculdade São Leopoldo Mandic finalizando em 2012 e em 2013 ingressou no mestrado em Ortodontia também na São Leopoldo Mandic. No final de 2017 Dr. André defendeu sua tese de mestrado, se tornando Especialista e Mestre em Ortodontia.

Em novembro de 2016 a Grandini Zeferino ficou de cara nova, fazendo a mudança do consultório para Av. Orozimbo Maia 360 sala 1307 Centro Campinas SP, no novo endereço foi pensado em todo o conforto, qualidade e tecnologia para receber nossos pacientes.



Como foi dito pela querida paciente Dona Ede, o futuro que se iniciava em 2000 com a criação da Grandini Zeferino ganhava mais um integrante na história. O então João Pedro Grandini Zeferino, filho do Dr. André e Marcia Tassiana, decidia seguir o caminho grandioso de sua família e ingressou na Graduação de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, na cidade de Campinas, em 2018. Os 4 anos de faculdade se passaram e muito aprendizado foi adquirido pelo João Pedro dentro na melhor faculdade de Odontologia do país. No dia 21/12/2021 ele se torna o Dr. João Pedro Grandini Zeferino, cheio de sonhos e muita vontade de devolver saúde e sorriso a seus pacientes.

Em 2022 o Dr. João Pedro Grandini Zeferino integra ao corpo clínico da Grandini Zeferino e inicia na Faculdade São Leopoldo Mandic os cursos de especialização em Periodontia e Reabilitação Oral.

Cuidar do seu sorriso e saúde é sempre um grande prazer para nossa equipe.

Dr André Fizzei Zeferino / Dr João Pedro Grandini Zeferino / Marcia Tassiana Grisi Grandini Zeferino
 
Ajudar nossos pacientes a ter uma saúde bucal adequada, com estética adequada proporcionando qualidade de vida a eles.
Colaborando para o equilíbrio da saúde total do paciente evitando o agravamento ou surgimento de doenças não ligadas a boca diretamente, aumentando a autoestima e sociabilização do paciente.
Somos uma equipe pronta a ajudar você manter ou conquistar a alegria de sorrir.
Para isso nos aperfeiçoamos a cada dia, buscando o que há de melhor na área da odontologia para tornar seu tratamento o mais breve, satisfatório e minimamente invasivo possível.
Gentileza
Honestidade
Transparência
Respeito à diversidade de raça, credo e gênero
Competência
Estudo contínuo

Serviços

Definição de Estética no dicionário:
substantivo feminino
Harmonia das formas e/ou das cores; beleza.

 

Agora que já conhecemos a definição de estética, vamos entender como esse conceito na odontologia irá proporcionar beleza aos seus dentes.

O sonho do sorriso lindo, quem não tem? Mas só podemos pensar em estética quando nossa saúde bucal está equilibrada.
Os procedimentos estéticos têm como principal objetivo a harmonia do sorriso, não se trata de uma especialidade na odontologia; na verdade, todas as especialidades podem contribuir para o resultado final harmonioso do sorriso.
Após a avaliação criteriosa os procedimentos estéticos podem ser feitos.
O Clareamento dental é a técnica que utiliza de géis clareadores que podem ser usados em casa com o auxílio de uma moldeira personalizada e/ou em consultório odontológico ativado por uma luz LED, ele oferece o clareamento da tonalidade de cor dos dentes, chegando o mais próximo possível do branco. Ele sempre deve ser feito com a orientação e supervisão do dentista. O clareamento mal indicado pode causar danos aos dentes e gengivas.
As restaurações feitas com resinas na cor do dente proporcionam uniformidade ao sorriso.
Hoje, muito populares, as facetas laminadas ou lentes de contato também são bastante usadas para a correção de forma, tamanho e cor dos dentes.

Aqui contamos com a mais alta tecnologia e nos mantemos atualizados com as novidades comprovadas cientificamente para proporcionar a você a segurança de realizar os procedimentos estéticos, conquistando o prazer de sorrir.

Definição de prevenção no dicionário:
substantivo feminino
Ato ou efeito de prevenir.

Definição de prevenir no dicionário:
Verbo intransitivo
Dispor as coisas de sorte que se evite o mal, ou dano.

Agora que já conhecemos a definição de prevenção, vamos entender como esse conceito na odontologia irá ajudar você a cuidar da sua saúde bucal.
A prevenção na odontologia não significa apenas ir ao dentista e fazer uma “limpezinha”, como dito popularmente. A consulta de prevenção engloba a analise detalhada da cavidade oral bem como lábios, a verificação de nódulos no pescoço e áreas adjacentes. Durante a consulta de prevenção o dentista irá fazer a limpeza dos dentes com as raspagens supra e/ou sub gengivais quando necessário, a profilaxia, a aplicação de flúor. Muitas vezes, será pedido radiografias que podem ser panorâmica, periapicais ou bitewing para a verificação da condição óssea e dos dentes. Será verificado se existem lesões que podem indicar o câncer de boca.
Nesta consulta você será orientado como deve ser feita a limpeza diária dos seus dentes, como usar o fio dental e enxaguatórios bucais.
Com a análise de sua saúde bucal e hábitos será estabelecida a frequência que você deverá retornar ao consultório para as suas consultas de prevenção, normalmente elas ocorrem a cada 6 meses.
Pacientes com necessidades especiais, com dificuldade de escovação, diabetes e problemas cardíacos precisam voltar com mais frequência.
Precisamos falar de forma especial das gestantes, que vivendo esse momento lindo da maternidade não devem descuidar da rotina odontológica durante o pré-natal, o cuidado preventivo durante a gravidez diminui o risco de parto pré-maturo.

Aqui temos programas de prevenção personalizados para as suas necessidades.

Definição de Implante no dicionário:
substantivo masculino
Material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela.

Agora que já conhecemos a definição de implantes, vamos entender o que são os implantes na odontologia e como eles irão ajudar na fixação das próteses e restaurar a função mastigatória.
Os implantes dentários são parafusos de titânio que são fixados nos ossos da maxilia ou mandíbula para a fixação de próteses.
Os implantes podem ser unitários para substituir apenas um dente perdido por fratura, cárie ou acidente. Eles podem ser colocados em conjunto de dois ou mais implantes e desta forma eles fixarão próteses fixas de mais de um elemento.

Quando o paciente é desdentado total, serão fixados entre 2 a 8 implantes na mandíbula ou maxila e sobre eles colocado um prótese total que dependendo da forma de fixação recebe o nome de protocolo quando ela é parafusada nos implantes e só pode ser removida pelo dentista , ou overdenture quando a fixação é feita através de uma barra de encaixe e pode ser retirado pelo paciente para a higienização.

Os implantes podem ser feitos em duas etapas com intervalo para a cicatrização; onde 1° é feita a cirurgia da fixação dos pinos e após 6 meses é feita a prótese sobre implante. Ou podem ser feitos os implantes de carga imediata, onde é feita a cirurgia e em até 48hs após já é fixada a prótese.
Os implantes são a melhor opção para se ter os dentes fixos novamente, eles reestabelecem a função e não sobrecarregam os dentes vizinhos.

Faça uma avaliação e saiba se essa é a melhor opção para você .

Definição de ortodontia no dicionário:
substantivo feminino
Especialidade odontológica cujo objetivo é prevenir e corrigir estados de anormalidade no alinhamento dos dentes.

Agora que já conhecemos a definição de ortodontia vamos falar um pouquinho do que essa área da odontologia pode trazer de bom para você.
A Ortodontia não apenas alinha os dentes que estão tortos ou desalinhados, ela proporciona a correção de mordidas desalinhadas que podem causar a fratura de dentes, dores de cabeça, disfunção de ATM, dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes mal posicionados também podem prejudicar a sua auto estima. A correção do alinhamento dos dentes e a criação de espaços de tamanhos adequados entre eles facilita a limpeza diária  colaborando para a prevenção de problemas periodontais.

Nós trabalhamos com vários tipos de aparelhos ortodônticos. São eles Aparelhos fixos com brackets de metal e acetato, Aparelhos fixos com brackets autoligados de metal ou estéticos, Alinhadores transparentes da Invisalign e da Clear Aligner .

Definição de prótese no dicionário:
substantivo feminino
Dispositivo implantado no corpo para suprir a falta de um órgão ausente ou para restaurar uma função comprometida.

Agora que já conhecemos a definição de prótese vamos falar um pouquinho do que são as próteses na odontologia, e como elas podem ser boas para você.
O principal objetivo das próteses é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.
Quando um paciente perde todos os dentes serão feitas próteses totais (PT), mais conhecidas como dentadura. São confeccionadas em resina, feitas individualmente para cada paciente, onde é selecionada a cor ideal dos dentes e as gengivas podem ser personalizadas para ficar o mais natural possível.
Temos também as próteses parciais removíveis (PPR), conhecidas como ponte móvel, quanto ocorreu a perda de um ou outro elemento dental. A estrutura da PPR é feita de metal e as gengivas e dentes em resina, são feitas individualmente para cada paciente, onde é selecionada a cor ideal dos dentes e as gengivas podem ser personalizadas para ficar o mais natural possível.
Quando apenas a coroa do dente foi danificada e a raiz do dente ainda está em condições de suportar uma prótese, são feitas as coroas que podem ser de metal e cerâmica (metalo cerâmicas), zircônia e cerâmica (metal free) ou cerômero.
Pode ocorrer em alguns casos apenas um dano parcial da coroa, causado por uma fratura, cárie  ou desgaste dental , sendo possível fazer incrustrações chamadas de  onlays e inlays em cerômero ou porcelana .
As coroas  podem ser unitárias ou dispostas como próteses fixas onde temos 3 ou mais dentes confeccionados numa mesma peça.
Os dentes perdidos devem ser substituídos, a falta causa problemas sérios de mastigação e ATM e uma baixa auto estima .
Estamos prontos para orientá-lo qual opção é melhor pra você .

BLOG

Contato