Conhecendo melhor os Alinhadores Estéticos

Tabaco e Câncer Oral
29 de maio de 2020
Planejamento Virtual para alinhadores, entenda o que precisamos saber de você!
7 de agosto de 2020
Tabaco e Câncer Oral
29 de maio de 2020
Planejamento Virtual para alinhadores, entenda o que precisamos saber de você!
7 de agosto de 2020

Neste mês abordaremos o assunto Alinhadores Estéticos para o leigo entender quais são os critérios de escolha que pode ter sobre o melhor tratamento a ser realizado.

O que parecia ficção nas telas do cinema, atualmente já faz parte de nossa rotina; há um aspecto a ser discutido que é a importância da intervenção humana nos avanços tecnológicos, principalmente na área de saúde e quando é indicado o uso de novas tecnologias visto que o mesmo tratamento pode apresentar resultados diferentes em indivíduos semelhantes.

Crédito da foto: Clearaligner®: www.ca-clearaligner.com.br

As máquinas não estão aqui para substituir o homem, com a inteligência artificial até aprendem nosso comportamento e se aprimoram, por isso cada vez mais trabalham em conjunto com os profissionais para resultados mais precisos.

Atualmente, realizar planejamentos ortodônticos com auxílio de softwares (Work Flow Digital) faz parte cada vez mais intensamente do dia-a-dia do ortodontista devido à constante demanda dos pacientes por tal tipo de tratamento, o conforto e a comodidade que os alinhadores proporcionam e, muitas vezes com diminuição do tempo de tratamento em relação aos tratamentos com braquetes convencionais.

O avanço tecnológico, tanto no surgimento de novos materiais como de novas técnicas para a obtenção de resultados mais compatíveis com a posição natural e harmônica dos dentes, tem estimulado o investimento da indústria em nosso país.

Pessoalmente entrei na atualização em ortodontia no ano 2000, finalizando minha especialização e mestrado em 2017.

Desde a possibilidade do uso de peças ortodônticas cimentadas com bandas em todos os dentes por volta de 1960, passando pelos braquetes cimentados diretamente ao dente e o uso de mini implantes com a ortodontia autoligada que chegou em meados de 2010 (reduz e direciona as forças aplicadas sobre os dentes), houve sempre a procura para o maior conforto e eficiência para resolução dos casos; acredito que estamos vivendo um quarto momento da ortodontia que é a chegada dos Alinhadores Estéticos.

Isso não significa que eles resolvem todos os casos, estou estudando desde 2012 quando me tornei Invisalign Doctor® e estes alinhadores eram pouco conhecidos no Brasil, mas com alto grau de resolubilidade nos EUA e Europa.

O fato é que as mesmas forças de rotação in-out, angulação e torque são transferidos da ortodontia convencional sobre os Alinhadores em policarbonato.

Em 2018 e 2019, junto com os avanços da ciência e industrias de tecnologia, começamos a viver a fase dos Scanners intra-orais (dentro de sua curva de ascensão tecnológica) estão chegando fortemente em nosso país.

O desafio é entendermos que cada indivíduo é único e suas necessidades orgânicas devem ser estudadas e apresentadas soluções com as ferramentas apresentadas por todas tecnologias existentes (Braquetes convencionais associados a mini implantes ou miniplacas, elásticos intra-orais, Scannes intra-orais, Aligners e braquetes autoligados, entre outros).

Abordaremos nas próximas publicações deste período todos os assuntos pertinentes à melhor escolha para a performance do tratamento ortodôntico! Continue nos acompanhando!

Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram