O que preciso saber sobre alinhadores estéticos?
24 de abril de 2020Tabaco e Câncer Oral
29 de maio de 2020Crianças podem corrigir os dentes com alinhadores estéticos? + FOTO EM ANEXO
Existem diversas empresas que disponibilizam tratamentos com alinhadores, mas a única que possui um tratamento específico para crianças nos dias atuais é o Invisalign com seu produto Invisalign FIRST®.
Para isso preciso fazer a transferência de toda mecânica de planejamento ortodôntico para o uso da mecânica com Alinhadores.
A experiência do profissional faz toda a diferença, estou preparado para atender seu filho com conforto e otimização do tempo de tratamento.
A oclusão normal, pela própria definição deve ser estável, sã e esteticamente atrativa; daí a necessidade garantir uma harmonia entre dentes, ossos e músculos, com reflexos na harmonia facial.
O ser humano apresenta duas dentições: Decídua ou mais conhecida como “de leite” (20 dentes) e dentição permanente (32 dentes).
Clinicamente a criança passa por três fases: Decídua normalmente até os 05 anos de idade, mista dos 05 aos 11 e permanente quando se completa a vinda dos segundos molares (colocar aqui link para matéria de desenvolvimento dental já desenvolvida no mês das mães no blog).
O tempo de atuação dos alinhadores para crianças começa aos 06 anos de idade e é necessário a presença de pelo menos os incisivos centrais e laterais permanentes e primeiros molares em ambas as arcadas.
Como a força é direcionada a um movimento 0,25 mm (em média) de movimento dental por alinhador, é bastante seguro para as fases iniciais de formação dental, estaremos acionando uma fase de dentição mista até completar a dentição permanente.
As fases onde for necessário ganho de crescimento ósseo devemos usar aparelhos fixos para ganho de espaço já na dentição “de Leite”.
Para tratamento com alinhadores entendo que passaremos por 03 fases do tratamento:
FASE 01: com ativação do equilíbrio ósseo e dos dentes decíduos (“de leite”) para que nasçam os dentes permanentes
FASE NEUTRA: onde colocamos uma aparelhagem móvel de uso por 10 h diárias para manutenção do crescimento fisiológico da criança
FASE 02: onde realizaremos a finalização do tratamento com outra sequência de alinhadores.
A ativação do paciente com alinhadores acontecerá nas fases 01 e 02, e na fase neutra será acompanhado com aparelhos ortopédicos para manutenção dos espaços obtidos inicialmente.
Ao encerrar a fase 2 passaremos ao uso de contenções que deverá ser acompanhada por, pelo menos, 05 anos. Isto se deve porque existe uma acomodação da musculatura da mastigação e da mímica, língua e dentes que podem sofrer alterações (recidivas) neste período.
Alguns casos no decurso deste período não poderão ter alta visto a questão genética da qualidade muscular e óssea não dar estabilidade, alguns casos (5% estimados da população) não precisam de contenções.
A visita da criança ao ortodontista deve começar antes dos 05 anos quando notamos alterações no formato da face e posição dos dentes decíduos, desta forma, formamos uma maior conexão entre o paciente e seus pais escolhendo o momento certo da intervenção ortodôntica.
Podem surgir nesta fase problemas de irrupção dental (quando os dentes nascem), cáries e doenças periodontais por má higienização; tudo isso pode alterar o planejamento para que seja mais precoce, por isso é importante visitas semestrais da criança ao dentista.
Com tudo isso é importante que a criança esteja engajada e madura para o tratamento, caso contrário é de boa conduta aguardar os 10 ou 11 anos de idade para iniciar o tratamento ortodôntico.