Clareamento Dental III
4 de abril de 2020Clareamento Dental
7 de abril de 2020Fonte: escala de cores dental da empresa Vita
Todos nós queremos o elixir da juventude com dentes branquinhos como os dentes de leite. Para conseguir isso podemos fazer um clareamento dental, mas temos que entender que as cores do dente humano adulto são mais escuras do que o dente de leite:
A cor A está mais para o alaranjado;
A cor B para o branco;
A cor C para a cinza;
A cor D para o marrom.
80% dos dentes em nossa sociedade estão no matiz A (alaranjado), sendo a alta proporção entre A2 e A3,5 (padrão mais escurecido).
Algumas etnias como as chinesas e asiáticas têm predominância de cores C (cinza), americana cor B e A (branco e alaranjado), afrodescendentes cores predominantemente B (branco) e todas elas coexistem em nosso país fazendo miscigenações genéticas que observamos muito nos dias atuais.
A cor esperada após o clareamento dental é a cor B1. Para se atingir a aparência de brancos puros como os dentes de leite precisamos lançar mão de tratamentos estéticos associados ao clareamento dental como facetas diretas em resina ou indiretas em porcelana e resina.
Isto ocorre porque a cor é uma relação entre o estímulo e a capitação da luz, que é um espectro eletromagnético visível regulado pelo comprimento e onda com a qual enxergamos, por isso é que se difere tanto de um indivíduo ao outro o que vemos e também pela quantidade de dentina abaixo do esmalte que é maior no dente permanente.