Clareamento Dental V

Clareamento Dental VI
2 de abril de 2020
Clareamento Dental IV
4 de abril de 2020
Clareamento Dental VI
2 de abril de 2020
Clareamento Dental IV
4 de abril de 2020

O que é o clareamento de consultório?

Utilizamos no consultório gel de peróxido de carbamida a 37-40% e peróxido de hidrogênio a 35-37%; este equivale a água oxigenada 130 volumes. São realizadas no máximo 02 aplicações seguidas de 15 minutos na mesma consulta ou se realiza o espaçamento das consultas.

Muito se fala no meio profissional sobre a eficiência de se usar ou não as fontes de ativação como o calor, luz halógena, laser, LED e arco de plasma, o que temos como opinião e conduta é que eles ativam princípios ativos do gel clareador.

Consegue-se uma eficiência de 3-4 tons de clareamento dental de consultório, mas também existe maior movimentação dos fluidos dentinários aumentando a sensibilidade. Há o risco de não ter efeitos clinicamente notáveis em dentes que já foram muito clareados, a biologia de cada indivíduo deve ser avaliada neste momento assim como a continuidade do tratamento clareador.

Com as luzes de LED (460-480nm) não ocorre o aquecimento e pode fazer com que desprenda mais o oxigênio e acelere o processo de clareamento.

A eficiência do clareamento de consultório é proporcional ao tempo de aplicação, concentração do gel, tipo de agente e a temperatura.

Muito se estuda hoje sobre o clareamento de consultório. Alguns pesquisadores sugerem até mesmo sua descontinuidade pelo risco de reabsorções dentais e radiculares por isso o acompanhamento do profissional é de extrema importância.

Existe um protocolo que sigo de aplicação do gel no consultório:

  • Uso de barreira gengival;
  • Óculos de proteção para todos que estão na sala;
  • Tempo de aplicação: até a alteração da cor do gel podendo ser reaplicado por mais 01 vez;
  • Remoção final com água abundante;
  • Aplicação tópica de flúor e laser de baixa intensidade.

O que observo clinicamente com muito controle e responsabilidade é que aquelas regiões onde o clareamento caseiro não atingiu, o de consultório complementa.

O que sugiro como escolha do leigo após avaliação clínica, na maioria das vezes, é realizar um uso combinado e controlar observando a evolução do clareamento sem a presença de dor excessiva, fissuras e “palidez” dental.

Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram