Como fazer a limpeza das incrustações e coroas totais dentárias?
22 de outubro de 2019Clareamento Dental VI
2 de abril de 2020E aí, você tem alguma dúvida sobre o clareamento dental?
Vou finalizar o período de posts com as dúvidas mais frequentes e mais comuns destes 25 anos que realizo o clareamento dental no consultório:
1-O que é Microabrasão?
Microabrasão é uma técnica utilizada para diminuir e harmonizar manchas brancas muito evidentes que decorreram de uma desmineralização do dente pelos ácidos liberados por bactérias ou pigmentações hereditárias, por traumas na formação do dente ou por medicamentos.
Normalmente é necessário avaliar a profundidade da mancha branca, sua textura e se é possível ter uma harmonização do sorriso, pois é um procedimento invasivo que desgasta o esmalte dental (tecido duro que envolve o dente).
2- O Clareamento deixa os dentes sensíveis?
Realmente alguns pacientes podem apresentar sensibilidade durante ou após o tratamento. Às vezes, a penetração do peróxido (um agente ativo do gel clareador) dá um reflexo da polpa e causa a sua inflamação (a polpa é conhecida como “nervo” do dente).
Ainda pode ocorrer a desidratação do dente por conta da sua exposição a uma temperatura elevada durante um longo período (procedimento do clareamento de consultório).
3- Cremes dentais funcionam como clareadores?
Os cremes dentais branqueadores possuem muito pouca quantidade de agentes ativos do clareamento dental. Mas, por serem abrasivos, removem manchas externas e dão a impressão de dentes mais brancos.
4- O clareamento enfraquece o dente?
O clareamento consiste em uma reação química. O gel clareador age no pigmento que ocasiona o escurecimento dental. Esse processo não é abrasivo e não afeta a estrutura dos dentes.
5- Durante o clareamento posso ingerir bebidas e alimentos com corantes?
Durante o tratamento clareador alguns alimentos, bebidas ou produtos devem ser evitados, pois podem interferir como manchas externas na percepção do resultado final do tratamento.
A durabilidade da cor alcançada com o clareamento será reduzida se o paciente consumir excessivamente algumas bebidas como café ou chá preto ou ainda fumar. Para isso é importante uma boa higiene em casa e os retornos preventivos no consultório.
5- Qualquer pessoa pode fazer clareamento?
Existem alguns casos em que o tratamento não é indicado como: em mulheres grávidas, crianças menores de 15 anos com o dente ainda não completamente formado, pessoas alérgicas aos componentes da fórmula, pacientes com retração gengival (quando perde a gengiva e expõe a raiz do dente) e pacientes com muitas restaurações e próteses. Esses casos precisam ser avaliados os riscos e custos envolvidos, pois para os primeiros somente os dentes clareiam as raízes sem gerar dores.
Quando temos muitas restaurações e próteses, estas não clareiam e devem ser avaliado o custo e o benefício de trocá-las no final do procedimento de clareamento dental, mas nestes casos não existe impedimento de se realizar.
6- Os dentes escurecem com o passar dos anos depois do clareamento feito?
O efeito do clareamento dental tem duração variada, mas na maioria das vezes a cor “satisfatória” pode ficar de um a três anos.
Pessoas com uma exposição alta a corantes como o café e chá, por exemplo, necessitam de um tratamento de reforço a cada seis meses. Para pessoas que tem uma exposição menor às substâncias que causam manchas, esses retoques são menos frequentes.
7- Água oxigenada, bicarbonato de sódio e a pasta com carvão ativado funcionam?
Estas substâncias não clareiam os dentes, apenas removem as manchas extrínsecas do dente dando uma sensação de estarem mais claros.
Cuidado com o uso excessivo destes agentes, pois podem alterar o esmalte dental!
8- Clareamento provoca câncer?
Não há relatos nem evidências de que os agentes clareadores venham a provocar o câncer.
9- De quanto em quanto tempo posso clarear novamente os dentes?
Não temos uma receita igual a todas pessoas, normalmente pode ser feito anualmente um novo clareamento. Esta ação deve ser muito bem avaliada no consultório.