Entendendo a linguagem ortodontista

Segundo período transitório
3 de julho de 2019
A doença periodontal
15 de agosto de 2019
Segundo período transitório
3 de julho de 2019
A doença periodontal
15 de agosto de 2019

Chegando ao último texto de nossa séria dedicada as crianças em fase de crescimento, vamos entender um pouco mais a linguagem ortodontista:

  • Classe I dental é o que se espera de um posicionamento dental equilibrado e em harmonia com os músculos da face e articulações temporomandibulares (ATM) bem posicionadas;
  • A Classe II se caracteriza por pouco crescimento do queixo, acabamos nos remetendo a figura clássica de Noel Rosa. Existe na maioria das vezes pouca força muscular e desequilíbrio das ATM;
  • A Classe III se caracteriza por muito crescimento do queixo e total desarticulação dos dentes com desarmonia facial, muscular e das ATM;
  • Os indivíduos Classe II e Classe III necessariamente deveriam ter uma avaliação ortodôntica preventiva.

Da mesma forma sabemos que indivíduos Classe I podem apresentar pequenos problemas de posicionamento dental principalmente quando associados alterações respiratórias na infância e adolescência, por isso estou preparado para orientar qual o melhor momento de intervenção ortodôntica ou acompanhamento ortodôntico sempre com foco minimamente invasivo.

Minha maior preocupação como ortodontista é que as forças mastigatórias quando não estão aplicadas no longo eixo dental podem levar a perdas ósseas e um futuro incerto de reabilitações restauradoras e protéticas que não condizem com uma condição preventiva e tem um tempo estimado para o fim de uma dentição que poderia ter outra história se tratada no tempo certo.

Por isso a ortodontia aliada ao tratamento preventivo desde a primeira infância me leva a tratar a criança e o adulto com promoção de saúde e, para isso, a parceria com as mães e pais tem que ser ativas. O início de uma intervenção no tempo apropriado nos leva a tratamentos ortodônticos curtos e eficazes.

Lembre-se que no primeiro texto de nossa série sobre o desenvolvimento da dentição de seu filho dissemos  que a oclusão normal, pela própria definição deve ser estável, sã e esteticamente atrativa, daí a necessidade de garantir uma harmonia entre dentes, ossos e músculos com reflexos na harmonia facial.

Visit Us On FacebookVisit Us On Instagram